A CPU Retail Architects, com o apoio do gabinete local Cooparch R.U., foi convidada pelo promotor Willhelm & Co para a concepção e desenvolvimento do projecto de uma nova área comercial central, com cerca de 35.000 m2 de Área Bruta Locável, na cidade belga de La Louvière.
O convite surge da necessidade de regenerar uma importante parte do centro da cidade, após a desactivação da antiga fábrica da cerâmica Royal Boch.
O projecto da CPU, ancorado numa área comercial em formato de rua, e complementado por um programa de escritórios e habitação, é um projecto que pretende dar ao centro de La Louvière uma nova vivência e capacidade de atracção e de fixação de população.
Para Adriano Callé Lucas, presidente do Grupo CPU «este projecto da CPU Retail Architects espelha um dos formatos mais inovadores no urbanismo actual, em que os empreendimentos comerciais, integrando espaços públicos e articulando-se com outros usos, podem ser concebidos como dinamizadores da regeneração urbana das áreas degradadas das cidades, bem como das suas áreas centrais, tal como os edifícios públicos do passado».
«O conceito subjacente ao projecto de La Louvière assenta na introdução da natureza, de elementos verdes e de soluções modernas com elevada luminosidade natural, e vai contribuir para a alteração da imagem do centro da cidade, actualmente “cinzento” e de cariz industrial», de acordo com Frederico Carvalho, director da empresa e que chefiou o projecto.