A Coviran, cooperativa nacional de distribuição de produtos de grande consumo, foi certificada pela AENOR em Acessibilidade Universal, uma vez que “todas as pessoas, com diferentes capacidades, podem realizar compras de uma maneira cómoda”, refere a empresa.
Entre as medidas recentemente adotadas pela Coviran para garantir a acessibilidade estão passagens entre as estantes com maior espaço, etiquetas eletrónicas com contraste cromático, verificadores de preços e dispensadores de números colocados a uma altura de 1,20 cm, mostrador de informação em duas alturas, carrinhos de compra adaptados a cadeiras de rodas e zonas de descanso repartidas no supermercado.
Para além disso, a empresa implementou um elevador porta-cesto, que eleva o cesto à altura da cintura, uma ferramenta útil para pessoas de idade, grávidas ou pessoas com alguma deficiência.
“A Coviran dá resposta a 40% da população que vê limitado o seu dia a dia por algum tipo de limitação, seja permanente ou temporal. A cooperativa aborda o conceito de acessibilidade integral, assim, além de eliminar as barreiras arquitetónicas, também elimina as auditivas, visuais e sensoriais”, explica em comunicado.
A Certificação em Acessibilidade Universal faz referência ao supermercado da empresa situado na Praça da Ilusão, em Granada, e tem também em conta o envolvimento comercial onde está situado, que engloba a Escola de Comércio, na qual a Coviran dá formação aos seus sócios, várias zonas desportivas, restaurantes e zonas de estacionamento.
“De todas estas instalações e serviços, cabe destacar a formação em acessibilidade recebida por todo o pessoal que pertence ao meio ambiente comercial da Praça da Ilusão. Agora dá-se mais um passo e através da Escola de Comércio Coviran os sócios receberão formação nesta matéria, trabalhando assim na sensibilização do coletivo para facilitar uma atividade tão quotidiana como comprar”, acrescenta.