Quantcast
 

Consumo de pequenos eletrodomésticos cresce 3%

Consumo de pequenos eletrodomésticos cresce 3%

A GFK relevou recentemente que as vendas de pequenos eletrodomésticos de cuidado pessoal tiveram a maior subida do segmento no ano passado, com um crescimento de 3% em Portugal.

O valor de vendas de pequenos eletrodomésticos também cresceu 3,4% naquele ano, comparativamente com 2009. Estas foram as conclusões da 15.ª conferência sobre “Eletrónica de Consumo, linha branca e pequenos eletrodomésticos”, agora terminada.

O destaque vai para as depiladoras e escovas de dentes, que venderam mais 8,7% em 2010 do que em 2009, com o valor das vendas também a crescer 8,9%. Já os pequenos eletrodomésticos de cozinha venderam mais 4% de unidades e faturaram mais 2% e os pequenos eletrodomésticos de cuidados do lar cresceram mais 2,8% em número de vendas e 2,5% em volume de vendas.

 

Também o mercado de vendas online registou uma expansão acentuada na Europa ocidental e Portugal seguiu a tendência. O consumo através desta via mais que dobrou desde 2006, altura em que o consumo online ficava-se pelos 6% na média da europeia. Atualmente, subiu para os 14% e países como a República Checa, Alemanha, Grã-Bretanha, e os Países Baixos apresentaram percentagens de vendas online entre os 24% e os 16%. Espanha e Portugal são, no entanto, os dois países da Europa onde menos se compra online. Apenas 2% das compras nestes países são feitas através da internet, apesar da tendência ser de crescimento, como exemplificam as vendas de grandes e pequenos eletrodomésticos que registaram um crescimento do “volume de mercado online” de 42% em 2010.

Segundo os resultados apresentados cada lar português gastou em média 400 euros em eletrodomésticos só no ano passado, enquanto Espanha gastou cerca de 700 euros e a Alemanha 600 euros. Os centros comerciais e os retail parks foram os responsáveis por 46% do total das vendas, apesar de apenas 29% dos grandes eletrodomésticos serem vendidos nestes espaços.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever