A East of England Co-op confirmou durante os últimos dias que, fruto da utilização de IA, em 2024, a retalhista conseguiu evitar que 1,8 milhões de refeições fossem parar a um aterro.
Segundo o explicado, a retalhista tem-se esforçado por se aproximar da sua meta de eliminar o desperdício de alimentos comestíveis até 2030, e para tal utilizando tem vindo a recorrer à tecnologia de IA da Retail Insight
Na prática, esta tecnologia identifica produtos próximos do seu prazo de validade, alertando os funcionários para que se concentrem apenas nos produtos em que é necessária uma ação.
Ao simplificar o processo com tecnologia, a retalhista pode oferecer uma redução de preço aos consumidores, melhorar os seus procedimentos de saída de stocks, bem como eliminar a necessidade de verificações manuais demoradas.
Sam Winter, diretor de retalho da East of England Co-op, acrescentou: “Queremos usar a tecnologia para melhorar a vida dos nossos colegas, clientes, membros e da comunidade. A solução de IA que implementámos é um ótimo exemplo de como podemos fazer isso.”
“Reduzimos o esforço manual e a frustração dos colegas na loja, garantindo que possamos oferecer ótimas ofertas aos nossos clientes e, principalmente, colocando a empresa no caminho certo para atingir a nossa meta de reduzir o desperdício de alimentos a 0% até 2030”, acrescentou o gestor.
 

D.R.
