Quantcast
Retalho

MAR Shopping quer transportes elétricos ou de zero emissões até 2025

Os centros comerciais MAR Shopping pretendem que todos os transportes sejam elétricos ou com zero emissões até 2025.

Os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos pretendem que todos os transportes, incluindo passageiros, entregas e outros serviços, funcionem com veículos elétricos ou com sistemas de zero emissões até 2025. Em comunicado, o grupo Ingka Centres, que os gere, afirma ter reforçado as suas metas ambientais para a próxima década.

Outro dos objetivos é aumentar em mais 35% a sua eficiência energética até 2030, além de atingir outras metas de neutralidade carbónica e consumo sustentável. Ambos os centros comerciais já alcançaram o consumo de 100% de energia renovável.

 

Além destas metas, está previsto que todos os sistemas de aquecimento e refrigeração também funcionem com recursos 100% renováveis até 2030. “Desde 2016 que a Ingka Centres tem vindo a reduzir a sua pegada ambiental em 3,5% (valores que excluem os impactos da pandemia em 2020)”, informa o grupo.

Ao longo da próxima década, os objetivos incluem ainda reduzir para metade as emissões de colaboradores e clientes que se deslocam para os centros e continuar a trabalhar na melhor gestão de resíduos, dos quais 28% já são atualmente reciclados a nível global.

Atualmente, metade dos centros comerciais da Ingka Centres já utilizam energia renovável e receberam certificações BREEAM “Em Uso”. Em 2020, tanto o MAR Shopping Algarve como o MAR Shopping Matosinhos receberam este certificado.