A IKEA prepara-se para entrar num novo negócio: os transportes. Através do seu laboratório de inovação – Space10 -, a IKEA pretende desenvolver conceitos de interiores para carros autónomos.
De acordo com a publicação Fast Company, os conceitos recentemente apresentados pela empresa mantêm a simplicidade de design associada ao minimalismo da marca sueca, sem traços futuristas.
“No dia em que os carros autónomos chegarem às nossas estradas, já não serão apenas carros. Podem ser qualquer coisa”, explica Simon Casperson, fundador do Space10, citado pela publicação.
A IKEA pretende capitalizar nesta ideia, tornando o interior destes veículos mais conveniente e o mais semelhante possível com o interior das nossas casas, mas defende que “não temos ambições de fabricar carros. Mas num futuro em que as pessoas já não tenham que se preocupar com a condução, os interiores dos veículos poderão expandir até ao ponto em que não estaremos mais a desenhar carros, mas sim pequenos espaços”.
Recentemente, a companhia sueca anunciou também a intenção de atingir, até 2020, o objetivo de ter entregas com ‘zero emissões’ em Nova Iorque, Los Angeles, Amesterdão, Paris e Shangai. Até 2025, a IKEA prevê atingir este objetivo em todos os mercados onde marca presença.