A Casa Peixoto, empresa nacional de comércio de materiais de construção, casas de banho, pavimentos e revestimentos, decoração, bricolagem e jardim, anunciou ter concluído o projeto de instalação de unidades de produção para autoconsumo nas lojas de Braga, Porto e Viana do Castelo.
Com esta iniciativa, “a empresa reforça a liderança inovadora e renovável da empresa na região Norte”, sendo que o projeto representou um investimento de 260.000,00 € de euros, vai reduzir significativamente as emissões de carbono na região.
O projeto irá permitir, a partir de agora, uma poupança média anual de 58% de consumo energético em KW e com uma redução de emissões de CO2 em 215.730 Kg, equivalente a 5531 árvores plantadas. Anualmente, 42% da energia consumida é proveniente de painéis solares fotovoltaicos nas lojas de Braga, Porto e Viana do Castelo.
De referir que este investimento começou em 2021, na loja de Braga, foi posteriormente expandido à loja do Porto, um ano depois. A instalação fotovoltaica da loja de Viana do Castelo, concluída em maio de 2024, veio completar a instalação já existente, melhorando os recursos renováveis da Casa Peixoto.
Luciano Peixoto, Administrador da Casa Peixoto, referiu, em nota de imprensa, que “a iniciativa vai permitir a produção de energia limpa em grandes quantidades não só para consumo interno como para as comunidades locais, com um impacto significativo no ambiente. A Casa Peixoto tem como foco a sustentabilidade na sua estratégia de crescimento e tem traçado um caminho rumo à neutralidade carbónica, com a produção de energias renováveis que contribuem para reforçar a sua política de eficiência energética, com o objetivo de reduzir os custos de energia e obter um melhor aproveitamento dos recursos naturais para o bem de todos”.
Com este projeto, a Casa Peixoto visa não só produzir energia verde para consumo próprio, mas também partilhar o excedente com a comunidade local.

D.R.
