Os Bens de Grande Consumo (BGC) cresceram 0,6% entre 18 de abril e 15 de maio, um crescimento “ainda tímido” face ao período homólogo. Os dados são do mais recente Scantrends da Nielsen, que revela que as marcas de fabricante (MdF) continuam a crescer, desta feita 2,1%, e que as marcas de distribuição (MDD) mantiveram a tendência negativa, registando uma quebra de 2,2%.
O segmento de Alimentação conseguiu um incremento de 1,2% no período em análise, uma dinâmica impulsionada pelas marcas de fabricante, que cresceram 3,6%, enquanto as vendas das marcas de distribuição caíram cerca de dois pontos percentuais.
De acordo com os dados da Nielsen, Bebidas continua a perder vendas, e neste período caiu 1,3%, fruto de uma quebra tanto nas marcas de fabricante como nas marcas de distribuição, que caíram 0,3% e 5,5%, respetivamente.
Higiene do Lar mantém-se como a categoria “mais dinâmica”, registando um aumento nas vendas de 1,5%. A tendência é fruto das vendas das marcas de fabricantes, que registaram um incremento de 3,2%, enquanto as MDD mantiveram um desempenho negativo, com uma queda de 2,0%.
Higiene Pessoal, por sua vez, caiu 0,5% face ao período homólogo, assumindo-se como a única categoria onde as marcas de fabricante tiveram um desempenho pior face ao período homólogo, com uma quebra de 0,8%. Aqui, as MDD mantiveram a sua dinâmica positiva, com um crescimento de 0,6%.