A Amazon apresentou esta semana um novo supermercado onde não existem operadores de caixa humanos. O projeto-piloto chama-se Amazon Go e estreia-se na cidade natal da tecnológica, em Seattle, nos Estados Unidos da América, com o objetivo de eliminar as filas de checkout e devolver a conveniências às lojas físicas.
De acordo com a Fortune, este supermercado da Amazon conta com cerca de 160 metros quadrados e irá vender sobretudo bens alimentares, incluindo pequenos-almoços, almoços, jantares e snacks.
Para além disso, para conseguir eliminar a necessidade de operadores de caixa no checkout, este supermercado requer que os clientes façam um scan com o seu smartphone ao entrarem na loja de forma a que quando o consumidor abandona a loja a tecnologia detete de forma automática todos os produtos retirados dos lineares. Assim que o cliente abandona a loja o valor da compra é debitado da sua conta através de uma conta Amazon.com.
Segundo a imprensa internacional, a Amazon ainda não revelou muito acerca desta tecnologia, mas já se sabe que irá combinar inteligência artificial e outras tecnologias utilizadas, por exemplo, em carros autónomos.
Para já, a loja está reservada a colaboradores da Amazon, que estão a testar o conceito, mas em 2017 abrirá ao público em geral.
Esta não é a primeira vez que a Amazon aposta em lojas físicas, contrariando aquela que é, aliás, a tendência do mercado. Há precisamente um ano, a tecnológica anunciou a abertura de uma livraria.