A Alimentaria&Horexpo Lisboa, que decorre de 27 a 30 de Março de 2011, na FIL, vai ficar marcada pela celebração conjunta de três salões: Alimentaria, Horexpo e Tecnoalimentaria. Uma estratégia para gerar um maior benefício e valor para todos os expositores e visitantes, em tempo de crise.
Com um carácter marcadamente empresarial, a Alimentaria&Horexpo vai funcionar como uma espécie de «viveiro de negócios capaz de gerar transacções comerciais num volume superior a 175 milhões de euros e aportar para a economia portuguesa um impacto económico de 15 milhões de euros», de acordo com a organização.
«Queremos dar muito mais valor ao nosso expositor e visitante, ao apresentar toda a oferta existente num só espaço. A Alimentaria&Horexpo Lisboa 2011 vai ser apresentada a nível internacional durante a Alimentaria que decorre este mês em Barcelona», referiu Victor Pascual, director da Alimentaria&Horexpo da Alimentaria Exhibitions, durante a apresentação do salão à imprensa.
A Alimentaria vai ser organizada em torno de sete sectores: produtos de grande consumo alimentar, bebidas, vinho, azeite e produtos regionais, congelados, carnes, pastelaria e confeitaria.
Por sua vez, a Horexpo vai incidir na oferta de equipamentos para hotéis, restaurantes e pastelarias, máquinas para cafés, têxteis decorativos, máquinas de venda automática, tecnologia e serviços.
A necessidade de adequar os novos hábitos de consumo e o cumprimento das normativas europeias, fazem com que a indústria alimentar esteja a fazer fortes investimentos em segurança alimentar, design, desenvolvimento e lançamento de novos produtos e embalagens. A Tecnoalimentaria dispõe de oferta em maquinaria e tecnologia para o processo alimentar, enchimento e embalagem, logística, manutenção e distribuição.
Reforçar a oferta de modo a facilitar a realização de contactos e transacções comerciais, permitir o contacto com um maior número de sectores e clientes às empresas participantes são os principais objectivos de cada um dos salões.
Para além dos expositores a feira vai contar com actividades paralelas como o espaço gastronómico (concursos culinários e apresentações técnicas de cozinha), Innoval (composto pela apresentação de novos produtos e da loja inteligente), Sabor do Ano & Sabor à Prova, conferências e seminários, Espaço Pequeno-almoço (dada a importância que esta refeição tem para os hotéis), Cocktail Academy Show e Encontros de Negócios.