As plataformas online ‘bateram’ as lojas físicas dos Estados Unidos da América durante o Black Friday deste ano. De acordo com a Bloomberg, cerca de 103 milhões de pessoas compraram online durante os quatro dias (26 de novembro a 29 de novembro) que marcaram o início da ‘febre’ das compras de Natal.
De acordo com dados da National Retail Federation, cerca de 102 milhões de pessoas aderiram à iniciativa nas lojas físicas, um valor ainda assim inferior aqueles que decidiram comprar online.
Segundo o ShopperTrak, citado pela Bloomberg, as lojas de betão continuam a perder vendas. Este ano, as vendas em lojas físicas durante o Dia de Ação de Graças e durante o Black Friday ficaram-se pelos 12,1 mil milhões de dólares, um valor que apesar de ser grande é inferior ao conquistado no ano passado,
Resta saber como vão correr as vendas hoje (30 de novembro), dia em que se celebra o Cyber Monday, uma iniciativa marcada pelas promoções e descontos nas plataformas online dos retalhistas dos EUA e que nos últimos anos já conquistou aderentes também em Portugal e no resto do mundo.
A National Retail Federation, diz a Bloomberg, prevê um abrandamento nas compras face ao ano passado, com o número de compradores a cair dos 126,9 milhões de 2014 para 121 milhões este ano.