Quantcast
Produção

Tetra Pak recebe certificação de segurança alimentar do EHEDG

permutador de calor tubular Tetra Pak

A Teta Pak anunciou, recentemente, que o seu permutador de calor tubular recebeu a certificação do Grupo Europeu de Engenharia e Design de Higiene (EHEDG), cumprindo as principais normas europeias de segurança alimentar, de acordo com novos critérios. Estes equipamentos são utilizados para aquecer e arrefecer alimentos líquidos, de forma a que estes possam ser consumidos em segurança.

De acordo com a marca, um permutador de calor “é o componente mais importante de uma linha de produção, uma vez que é a parte mais quente durante o tratamento térmico e é onde há mais probabilidade de ocorrer contaminação”.

Em 2018, a Tetra Pak começou a realizar testes a equipamentos com o EHEDG. Após os primeiros testes, a empresa implementou alterações para desenvolver uma nova selagem com um design e um formato que permitissem garantir um elevado nível de higiene, recorrendo a materiais aprovados pelas normas harmonizadas entre a US FDA e a União Europeia. Os testes seguintes foram concluídos em 2019, e, em 2020, os permutadores de calor da Tetra Pak tornaram-se nos primeiros do setor a receber a certificação do EHEDG.

Em comunicado, Jimmy Moons, product manager na área de Global Commercial da Tetra Pak, refere que “este trabalho é um exemplo da forma como investimos continuamente em investigação para garantir um tratamento térmico o mais eficaz e fiável possível, o que é especialmente fundamental no que toca aos permutadores de calor, cuja manutenção e limpeza é importante”.

Os permutadores de calor tubulares são usados para processar produtos lácteos líquidos, bebidas, fórmulas infantis e para várias outras aplicações alimentares. A estrutura, os tubos e as outras peças que compõem o permutador de calor são montados especificamente para permitir uma fácil desmontagem e reconstrução. De acordo com a marca, “isto torna possível personalizar o permutador de calor e adaptá-lo a diferentes receitas, capacidades, e para utilizar diferentes produtos”.