O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, participou esta sexta-feira (16 de junho) na ‘Conversa Aberta’, uma iniciativa promovida pelo Intermarché. Durante o evento, o ministro destacou a importância da distribuição na modernização da agricultura e no desenvolvimento da economia local e revelou que “vamos entrar num novo ciclo negocial no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) muito bem posicionados”.
De acordo com o ministro, “serão negociações muito difíceis, em que as crescentes exigências dos consumidores estarão em cima de mesa, mas a histórica evolução e modernização que a agricultura portuguesa registou nestes últimos 40 anos, com o apoio da Comunidade/União Europeia, colocam-nos numa posição bem negocial bem mais favorável.”
Capoulas Santos aproveitou a ocasião para recordar a integração crescente das novas tecnologias, a modernização contínua de processos e a crescente formação dos agentes do setor. “Hoje já há orgulho em ser agricultor. A idade média dos agentes do mercado baixou substancialmente, todos os dias ouvimos falar em novas aplicações tecnológicas desenvolvidas por empreendedores portugueses que contribuem para a modernização do setor e em todos os seus agentes”, como é o caso do setor da distribuição. Como exemplo, o ministro falou do Intermarché, que está a promover mais uma edição do ‘Prémio Intermarché Produção Nacional’.
Vasco Simões, Administrador do Intermarché, explica que “procuramos, desde que chegámos a Portugal, apoiar a produção nacional e os produtores portugueses. Mas estamos também atentos ao grau de crescente exigência dos nossos clientes, do consumidor português. Procurámos, desde que o Programa Origens foi criado, satisfazer as necessidades que fomos sentindo, no contacto diário com quem nos procura, e, muitas vezes antecipando tendências. Hoje evoluímos para a produção Bio, Vegan, para diabéticos, sempre com a preocupação de garantirmos a melhor qualidade ao melhor preço. E sempre apoiando o desenvolvimento dos produtores locais, dos produtores da área de influência de cada um dos nossos pontos de venda.”

