A Anheuser-Busch InBev (AB InBev), dona da cerveja Budweiser e da Corona, deverá apresentar nos próximos dias uma proposta de fusão no valor de 53,1 mil milhões de euros à SABMiller, dona da cerveja Foster’s. Se o negócio for para a frente, nascerá a maior cervejeira do mundo, com uma capitalização em bolsa de 220 mil milhões de euros, segundo o Financial Times.
De acordo com a SABMiller, “a proposta ainda não foi recebida” e “não há mais detalhes a adiantar para já”. Aliás, não existem ainda “certezas de que a oferta seja feita. Internamente, os acionistas estão a ser fortemente aconselhados a manter as ações e a não reagir a estas notícias”, refere o mesmo jornal.
As conversações para esta operação de fusão deverão ter começado em 2014, depois de vários bancos terem sido contactados para financiar a operação. Para já, apenas foi estabelecido um prazo para que a AB InBev formalize a oferta em relação à SABMiller: 14 de outubro. Caso não seja formalizada, a proposta será retirada ainda antes de ser tornada pública no mercado britânico.
Segundo o Financial Times, se a operação se concretizar, passa imediatamente para o top 5 das maiores fusões do ano, que em 2015 já chegaram a um valor total de 2,8 biliões de euros, mais 29% do que em 2014.