O bacalhau foi a imagem escolhida para protagonizar as novas notas norueguesas de 200 coroas (aproximadamente 20 euros), que entrarão em circulação já a partir do próximo dia 30 de maio.
Esta é a primeira vez que as notas norueguesas não vão representar uma figura, centrando-se antes num tema comum: o mar. De acordo com a Norge, “esta escolha evidencia a importância do bacalhau para este país nórdico”.
“Durante séculos, a pesca tem sido uma fonte de receitas e uma parte importante na cultura de toda a zona costeira norueguesa”, adianta o Banco da Noruega, salientando que foi a procura de águas ricas em pesca que atraiu os primeiros colonos para esta zona, há cerca de 11000 anos atrás.
O bacalhau faz também parte da história norueguesa e foi crucial para a viabilidade das comunidades locais de pescadores, sendo uma das espécies de peixes mais elogiadas e presentes na literatura, na escultura, nos brasões dos municípios, e agora nas notas bancárias.
Segundo o Banco da Noruega, as novas notas de 100 e 200 coroas devem começar a circular a 30 de maio enquanto as restantes da série (de 50, 500 e 1000 coroas) vão ser lançadas em 2018 e 2019.