Quantcast
Vinhos

2015 “foi o melhor ano de sempre” para os vinhos de Lisboa

vinha outubro de

A Região Vitivinícola de Lisboa encerrou na passada semana a campanha das vindimas com a maior produção dos últimos 20 anos: 125 milhões de quilos de uva, o equivalente a cerca de 100 milhões de litros de vinho. De acordo com a CVR Lisboa, estes números fazem de 2015 “o melhor ano de sempre” para os vinhos de Lisboa.

Para além do aumento da produção, que registou um crescimento de cerca de 25%, de acordo com a CVR Lisboa, registou-se ainda uma melhoria na qualidade da uva, “a melhor das últimas duas décadas”.

 “Com um clima bem mais seco do que aquele que registámos no ano passado e a precipitação, apesar de escassa, a cair de forma certeira no calendário da vinha, 2015 trouxe para a região a melhor uva desde o início dos anos 90, o que se traduzirá, naturalmente, nos melhores vinhos dos últimos 25 anos”, refere Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa).

Com um peso crescente na produção nacional, a CVR Lisboa deverá certificar cerca de 35 milhões de litros de vinho, o que representa um encaixe financeiro para a região na ordem dos 100 milhões de euros, sendo o restante vendido com vinho (ex-mesa).

Segundo a entidade certificadora dos Vinhos de Lisboa, 2016 deverá, assim, ter um desempenho acima da média no que respeita às exportações, reforçando a presença da região em mercados como os Países Nórdicos, Brasil, EUA, Benelux, Rússia, China e Angola.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever