Produção

Fileira do vinho portuguesa vai investir 14 M€ em 2019

A fileira do vinho de Portugal vai investir cerca de 14 milhões de euros, em 2019, na promoção internacional. Numa nota enviada às redações, a ViniPortugal revela que investirá cerca de 6,5 milhões de euros deste valor, 60% dos quais serão canalizados para os Estados Unidos da América, Canadá, China e Brasil.

A estratégia passará, sobretudo, pela integração da Dinamarca e do México no plano de ação para o próximo ano e por um aumento da aposta em eventos para consumidores para dar a conhecer a qualidade e diversidade dos vinhos portugueses.

Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, “as apostas da estratégia de promoção para o próximo ano espelham uma ambição clara em levar a chancela ‘Wines of Portugal’ a um número cada vez mais crescente de destinos de exportação. Entendemos que, para além dos Estados Unidos, Canadá, China e Brasil, que estão no topo do nosso investimento pelo crescimento que temos vindo a conquistar de forma consistente, é estratégico explorar outras oportunidades para darmos seguimento à estratégia de diversificação de mercados. É nesse contexto que em 2019 vamos apostar na Dinamarca e no México, dando seguimento ao bom acolhimento que os vinhos portugueses têm tido nestes territórios”.

“Ao atingirmos uma distribuição consistente em mercados relevantes, como é o caso dos Estados Unidos, do Canadá e do Brasil, estamos em condições de dar um novo passo e levar o vinho até ao consumidor final. Em 2019 vamos apostar mais neste tipo de iniciativas, que dão notoriedade à marca ‘Wines of Portugal’, e reduzir um pouco as ações para profissionais em alguns mercados”, acrescenta Jorge Monteiro.

A ViniPortugal revela ainda que pretende reforçar a sua aposta na educação e na formação, com academias de formação e jantares vínicos dedicados aos vinhos nacionais para profissionais nos Estados Unidos, Brasil, Angola, Canadá, Japão, Noruega, Suíça, Rússia, assim como em ações de relações públicas, assessoria de imprensa e comunicação digital.

Segundo dados recentemente divulgados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), as exportações dos vinhos portugueses cresceram 4% em volume e 5% em valor e tiveram um aumento de 1,3% no preço médio em 2018 face ao ano passado.

ViniPortugal vai premiar personalidades que promovem vinhos nacionais

A ViniPortugal anunciou esta semana a criação do Prémio ‘Personalidade do Ano’, uma iniciativa para distinguir personalidades que se têm afirmado na promoção dos vinhos portugueses em mercados internacionais.

Os candidatos serão selecionados entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 e a votação final será feita na plataforma da ViniPortugal dedicada aos agentes económicos. Os vencedores serão conhecidos na Gala do Concurso Vinhos de Portugal, que se realiza no dia 10 de maio, no Porto.