A Oracle e a Mastercard aproveitaram o Mobile World Congress para anunciarem uma parceria estratégica global que visa oferecer experiências de pagamento digital simplificadas no comércio e na indústria hoteleira.
A parceria vai focar-se, numa primeira fase, em três áreas-chave da inovação, destinadas a restaurantes, hotéis e lojas de comércio.
A primeira área diz respeito à experiência dentro da loja; neste caso, a Oracle e a Mastercard associaram-se para promover e desenvolver experiências de pagamento em loja, nas quais se incluem o Qkr! com Masterpass.
Esta aplicação móvel permite que os consumidores façam pedidos e paguem por bens e serviços “de forma fácil através dos seus smartphones, sem terem de esperar em filas ou pelo atendimento dos empregados nos restaurantes”. Ambas as empresas asseguram que a integração “torna as transações simples, convenientes e seguras, eliminando quaisquer incómodos para o cliente”.
Uma segunda área diz respeito à eficiência das operações, através da qual os comerciantes passam a poder beneficiar de um serviço de pagamento totalmente integrado e, ao mesmo tempo, prevenir fraudes, através dos Serviços de Gateway de Pagamento, em vez de desenvolverem e implementarem soluções de pagamento separadas para as operações e em loja.
Finalmente, a ultima área de inovação está associada à uniformidade Multi-Canal. Neste caso a integração do Masterpass, nos produtos e soluções da Oracle, vai permitir aos comerciantes oferecer “um check-out fácil e rápido num conjunto variado de canais”.
A Mastercard e a Oracle estão já a trabalhar com vários parceiros associados como é o caso das cadeias Wagamama, Carluccio, Young & Co.s Brewery e Pubs Geronimo. Todos estes parceiros já utilizam o Qkr! permitindo aos seus clientes encomendar itens adicionais durante as refeições, pagar no final e dividir a conta entre vários utilizadores.
Mike Webster, vice-presidente e director-geral da Oracle Retail e Oracle Hospitality refere a propósito desta parceria que “ambas as empresas, reúnem uma poderosa combinação de ativos” com a qual “podem, claramente, ajudar a moldar o futuro do comércio digital, oferecer inovação nos pagamentos e melhorar as vendas dos clientes e parceiros em todo o mundo”.
 Por seu turno, Chris Fendley, vice-presidente de Merchant Development, da Mastercard referiu que “quase 80% dos consumidores recorre a tecnologia em algum momento da sua jornada de compra e por isso a Mastercard está empenhada em abrir o comércio de omni-canal a todos os dispositivos e oferecer experiências de conveniência aos utilizadores quer estejam em casa, nas lojas ou em movimento”.