Quantcast
Retalho

Mercadona em Lisboa em 2022 e com bloco logístico em Almeirim

A Mercadona anunciou esta terça-feira, dia 20 de abril, estar a planear abrir uma loja em Lisboa em 2022, sendo que para concretizar esta intenção irá abrir um bloco logístico na periferia da capital portuguesa.

Neste sentido, Juan Roig, CEO da Mercadona, citado pelo Dinheiro Vivo, anunciou que este bloco ficará situado em Almeirim, aguardando a cadeia de supermercados autorização para começar a sua construção.

 

“Vamos abrir em Lisboa em 2022. Temos já fechado o bloco logístico para abrir em Lisboa. Vai ser a 60 quilómetros de Lisboa, no distrito de Santarém, em Almeirim. E aguardamos as autorizações para começar a construção. Se tivermos a autorizações amanhã, amanhã começaríamos a abrir os supermercados”, adiantou Juan Roig, CEO da Mercadona.

Segundo o explicado, esta infraestrutura logística terá 420 mil metros quadrados, terá equipamentos de ponta e será totalmente automatizada. O objetivo da marca é criar já infraestrutura neste bloco para servir a cadeia de lojas quando atingir o seu objetivo para Portugal, de 150 espaços no país.

Refira-se ainda que, para este ano, a empresa planeia investir 1500 milhões, sendo que deste montante 150 milhões serão de investimento em Portugal, uma subida face aos 113 milhões do ano anterior.

Balanço da operação:

  • A Mercadona criou 5.000 novos postos de trabalho, uma média de 16 por dia, para finalizar o ano passado com uma equipa de 95.000 pessoas com contrato sem termo.
  • Financiada com os seus recursos próprios, a empresa investiu mais de 1.500 milhões de euros para acelerar a transformação em que está imersa e impulsionar um modelo de empresa mais digital, produtivo e sustentável.
  • Após partilhar com a equipa 409 milhões de euros a título de prémios, valor que representa mais de 25% do lucro total gerado, e 364 milhões com a Sociedade a título de impostos (mais 29% do que em 2019), a empresa obteve um lucro líquido de 727 milhões de euros (+17%).
  • A Mercadona continuou com o seu plano de expansão em Portugal atingindo as 20 lojas em 2020, com uma faturação de 186 milhões de euros e um investimento de 113 milhões de euros, assim como a criação de +800 novos empregos alcançando os 1.700 colaboradores.

Conheça a App DH: Descarregue na App Store (iOS) ou na Google Play (Android) e tenha acesso a conteúdos premium e à versão digital da Revista Distribuição Hoje.