Um em cada quatro portugueses já faz compras online, pelo menos, uma vez por semana, de acordo com o estudo “O Consumo Online em Portugal 2025”, desenvolvido pela Webloyalty.
Além disso, 53% dos consumidores afirmaram realizar compras online uma ou mais vezes por mês, concluiu a análise.
A principal motivação para o consumo digital continua a ser a possibilidade de comparar preços (66%), seguida pela comodidade (60%) e pelo acesso a descontos e promoções (55%), sendo por estas razões que “a taxa de recorrência entre os compradores é cada vez maior”.
Estes fatores têm impulsionado uma maior frequência nas compras e promovido modelos como os clubes de cashback, como o Compra e Poupa, que devolve no mínimo 10% do valor das compras realizadas em várias marcas aderentes, explicou Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Iberia & Brasil.
Segundo o responsável, “o consumidor português está cada vez mais conectado e procura ativamente a conveniência nas suas compras, a comparação de preços e as oportunidades de poupança que o ambiente online oferece”.
E continua: “o crescimento exponencial do comércio eletrónico em Portugal, com 1 em cada 4 portugueses a comprar online semanalmente, representa uma oportunidade enorme para os retalhistas portugueses, que devem adaptar-se para satisfazer estes novos consumidores e oferecer-lhes uma experiência de compra que convide à recorrência nas suas compras através deste canal”.
O estudo também revelou que os produtos de moda e acessórios lideram nas compras online (78%), seguidos por viagens (64%) e tecnologia (59%). O telemóvel é o dispositivo preferido para comprar online (58%), superando o computador (40%) e o tablet (2%).
O papel do Retail Media nas compras online
Com um investimento global previsto de 166 mil milhões de dólares em 2025, o Retail Media está a consolidar-se como uma ferramenta essencial para impulsionar a competitividade das lojas online portuguesas. Esta tecnologia permite aos retalhistas integrar publicidade altamente personalizada nos pontos de venda digitais, sem comprometer a experiência do utilizador.
Segundo a Webloyalty, o Retail Media não só gera receitas adicionais, como também melhora a performance das vendas online, oferecendo aos anunciantes formas eficazes de impactar consumidores com mensagens adaptadas aos seus interesses e comportamentos de compra.