A eBay anunciou que está a reforçar o uso de inteligência artificial (IA) para personalizar a experiência de compra dos seus utilizadores, tanto durante as visitas ao site como em outros momentos prévios de contacto com a empresa, nomeadamente através de email.
Desde o final de 2024, que a empresa começou a utilizar IA generativa para personalizar emails para os seus clientes nos Estados Unidos da Amércia (EUA) através da sua plataforma de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Segundo o CEO Jamie Iannone, esta estratégia resultou num aumento de 40% nas visitas ao site, com o responsável a avançar que o mesmo sistema já está também a ser utilizado no Reino Unido.
“Estamos a enviar milhões destes emails personalizados todas as semanas e planeamos continuar a utilizar IA generativa para personalizar mais pontos de contacto da experiência do cliente através dos canais de CRM”, afirmou Jamie Iannone.
Outra aposta da empresa é a utilização de IA para criar agentes de suporte, que representa, de acordo com o CEO da eBay, uma oportunidade significativa para melhorar a personalização e a relevância da experiência de compra. Um exemplo dessa aplicação foi o lançamento, em maio, de um assistente de compras com IA conversacional, que foi testado junto de um número limitado de utilizadores.
Segundo o CEO, a estratégia da eBay não se limita à IA. Na sua ótica, trata-se de uma abordagem multifacetada, que junta diversas ferramentas e onde se destaca o eBay Live, uma plataforma de comércio ao vivo que junta vendedores e compradores em tempo real.
“Ao integrar o comércio ao vivo no nosso marketplace estamos a criar novas experiências de compra onde os vendedores podem conectar-se diretamente ao seu público e onde os compradores com interesses semelhantes podem interagir entre si — tudo isto enquanto aproveitamos os vendedores, o inventário e a procura que já temos”, explicou o responsável pela empresa.