A qualidade dos produtos é o principal fator de satisfação dos consumidores portugueses, superando outros critérios como o preço ou o atendimento. A conclusão é de um estudo da DECO PROteste, que pretendeu perceber as preferências dos consumidores em relação às cadeias de lojas físicas mais procuradas em Portugal.
Na categoria de bricolage, jardim e equipamento desportivo, os consumidores valorizam sobretudo a variedade de produtos e os preços. Já no segmento de brinquedos e artigos para bebé, destacam-se o conforto das lojas e a organização dos produtos. No caso da tecnologia e dos eletrodomésticos, o que mais pesa na experiência de compra é a qualidade do atendimento e a disponibilidade de informação.
O estudo revelou ainda que a maioria dos consumidores prefere recorrer a cadeias de lojas para adquirir produtos de tecnologia e eletrodomésticos (59%), bricolage e jardim (57%) e equipamento desportivo (50%). No entanto, apenas 12% compraram brinquedos e artigos para bebé nestas cadeias, o que indica que as lojas independentes continuam a ser a preferência nesta categoria.
As óticas destacaram-se como uma das categorias com mais problemas reportados, com 10% dos inquiridos a referirem insatisfação nas suas compras. As principais queixas prenderam-se com a qualidade dos produtos (6%), seguidas pelo atendimento ao cliente e pelas condições da loja, ambos com 3%.
A análise também concluiu que, apesar de o canal online ser já uma tendência e, para muitos, ser também a forma mais prática de fazer compras, há consumidores que continuam a valorizar a experiência de visitar a loja física.
O inquérito da DECO PROteste, realizado em novembro de 2024, recolheu a opinião de mais de 4.500 consumidores sobre as suas experiências de compra em nove categorias distintas: bricolage e jardim; brinquedos e produtos para bebés; calçado; equipamento desportivo; mobiliário e decoração; ótica; perfumaria e cosméticos; produtos para animais; e tecnologia e eletrodomésticos.
Os resultados também revelaram que, das 51 cadeias de lojas físicas avaliadas, 21 obtiveram um índice de satisfação acima da média, sendo reconhecidas como “líderes em satisfação” e distribuídas por todas as categorias analisadas.