A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagem, anunciou ter voltado, este ano, a lançar a iniciativa Novo Verde Packaging Award.
De acordo com o anunciado, este será um prémio que visa destacar a “investigação e desenvolvimento destinado à indústria, distribuição, academia e às áreas tecnológicas relacionadas com o setor das embalagens em Portugal”, sendo que o projeto vencedor será premiado com um montante global 25 mil euros.
Tendo como objetivos estratégicos a dinamização do I&D no setor das embalagens e de todos os materiais que as constituem, a promoção da competitividade das empresas e da economia circular no setor das embalagens, a possibilidade de implementação de projetos concretos, inovadores e com valor acrescentado para a fileira das embalagens e o incremento do fluxo de conhecimento na área das embalagens, tendo sempre economia circular como denominador comum, o projeto vencedor será anunciado em maio.
“As tendências ambientais e a crescente necessidade de desenvolver modelos que permitam a promoção da circularidade da economia mostram ser fundamental a concretização de ações que promovam a investigação e o desenvolvimento. Este é um setor que está sempre em constante movimento em matéria de I&D e o papel da Novo Verde, como entidade gestora de resíduos de embalagens, passa por sinalizar e premiar os melhores projetos. Com este prémio pretendemos dinamizar o setor e promover a competitividade entre as entidades com o principal objetivo de encontrar as melhores soluções para cumprir os desígnios da economia circular”, sublinha Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde.
A submissão das candidaturas para o Novo Verde Packaging Enterprise Award ‘21 pode ser realizada até dia 31 de março de 2022 e os participantes deverão submeter a sua candidatura através de formulário disponível no site da Novo Verde. O projeto vencedor será anunciado em maio de 2022.