Jantar fora ou uma experiência são os presentes mais oferecidos no Dia dos Namorados. A conclusão consta da última edição do Mastercard Love Index, um estudo anual que analisa as transações de crédito, débito e pré-pagos realizados nos três dias que antecedem um dos dias de consumo mais importantes do ano.
De acordo com a Mastercard, as transações associadas à compra de experiências têm vindo a aumentar nos últimos anos e, nesta edição, registaram um aumento de 17%. O volume gasto nesta categoria, por sua vez, registou um incremento de 6%.
Jantar fora, no entanto, continua a primeira opção dos consumidores, representando 40% do total de gastos e 75% das transações em 2017. Além dos gastos com refeições, também os gastos com viagens cresceram (de avião ou comboio), com o número de transações a aumentar 23% em 2017, representando 22% do total de gastos durante este período. As estadias em hotéis representam 27% das despesas.
A Mastercard revela ainda que o número de transações nas categorias de presentes tradicionalmente associados ao Dia dos Namorados, como as flores e as joias, também aumentou, 14% e 10%, respetivamente.
Já no que respeita a compras online verificou-se um aumento de 136% no número de transações em 2017 face a 2015.
“Os dados vêm revelar que os consumidores continuam a celebrar datas como o São Valentim e, apesar de ainda continuarem a comprar presentes tradicionais, têm vindo a optar, cada vez mais, pela oferta de experiências para demonstrarem os seus afetos. Ficamos também muito entusiasmados por percebermos que as pessoas têm aderido fortemente a soluções contactless que tornam as suas vidas mais fáceis e simples. O Mastercard Love Index ao destacar as tendências globais e regionais dos consumidores, oferece aos comerciantes uma visão inestimável dos hábitos de compra neste período do ano”, explica Paulo Raposo, Country Manager da Mastercard.