Quantcast
Consumo

Experiências já são um dos presentes mais oferecidos no Dia dos Namorados

Experiências já são um dos presentes mais oferecidos no Dia dos Namorados

Jantar fora ou uma experiência são os presentes mais oferecidos no Dia dos Namorados. A conclusão consta da última edição do Mastercard Love Index, um estudo anual que analisa as transações de crédito, débito e pré-pagos realizados nos três dias que antecedem um dos dias de consumo mais importantes do ano.

De acordo com a Mastercard, as transações associadas à compra de experiências têm vindo a aumentar nos últimos anos e, nesta edição, registaram um aumento de 17%. O volume gasto nesta categoria, por sua vez, registou um incremento de 6%.

 

Jantar fora, no entanto, continua a primeira opção dos consumidores, representando 40% do total de gastos e 75% das transações em 2017. Além dos gastos com refeições, também os gastos com viagens cresceram (de avião ou comboio), com o número de transações a aumentar 23% em 2017, representando 22% do total de gastos durante este período. As estadias em hotéis representam 27% das despesas.

A Mastercard revela ainda que o número de transações nas categorias de presentes tradicionalmente associados ao Dia dos Namorados, como as flores e as joias, também aumentou, 14% e 10%, respetivamente.

Já no que respeita a compras online verificou-se um aumento de 136% no número de transações em 2017 face a 2015.

“Os dados vêm revelar que os consumidores continuam a celebrar datas como o São Valentim e, apesar de ainda continuarem a comprar presentes tradicionais, têm vindo a optar, cada vez mais, pela oferta de experiências para demonstrarem os seus afetos. Ficamos também muito entusiasmados por percebermos que as pessoas têm aderido fortemente a soluções contactless que tornam as suas vidas mais fáceis e simples. O Mastercard Love Index ao destacar as tendências globais e regionais dos consumidores, oferece aos comerciantes uma visão inestimável dos hábitos de compra neste período do ano”, explica Paulo Raposo, Country Manager da Mastercard.