Quantcast
Supply Chain 4.0

Condução autónoma em armazém? Still integra projeto europeu de grande envergadura

iberos

A automação das operações logísticas é um dos focos dos provedores de soluções que cada vez mais recorrem às novas tecnologias para desenvolver projetos pioneiros neste âmbito.

Segundo o explicado, a Still integrou recentemente um projeto europeu de investigação, apelidado de IMOCO, que visa desenvolver, até 2024, veículos de transporte que navegam de forma verdadeiramente autónoma através de armazéns e instalações de produção, aprendendo a analisar e “compreender” o seu meio envolvente, reconhecendo de forma fiável os obstáculos e as pessoas, evitando-os e, ao mesmo tempo, transportando mercadorias de forma rápida e fiável de um local para outro.

 

De acordo com os fundadores do projeto de investigação europeu IMOCO, esta visão vai em breve, tornar-se realidade. Para este fim, foram definidos quatro cenários no âmbito do projeto de investigação que se caracterizam por “gémeos digitais” e princípios de IA (aprendizagem mecânica/aprofundamento): Navegação inteligente, recolha de mercadorias, o seu transporte e eventual entrega no destino.

“Tais processos colocam exigências muito elevadas. Com o nosso OPX iGo neo, enviámos para o projeto um preparador de encomendas que já se aproxima muito da ideia deste veículo de condução autónoma devido ao seu equipamento inteligente e às capacidades resultantes”, descreve Ansgar Bergmann, responsável pelo projeto IMOCO na STILL.

 

“O projeto de investigação pretende desenvolver ainda mais a tríade convencional de reconhecimento, análise e ação através da inteligência artificial – para perceber, compreender e resolver”. No âmbito do projeto de investigação, os veículos devem ser capazes de perceber o ambiente espacial através de diferentes sistemas de sensores e não só reconhecer objetos treinados, como também estimar os seus movimentos. “Esta deteção de obstáculos tem de ser feita em tempo real para um bom funcionamento”, diz o perito Ansgar Bergmann.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever