Quantcast
o retalhista

Preparados?!

beachpraiasunsol

Está em forma? Motivado e sem stress? Os dias de descanso das mini férias da Páscoa ajudaram-no a relaxar? Então prepare-se pois o período mais importante de 2016 começou esta segunda-feira!!!

Como certamente reparou do Natal à Páscoa foi um suspiro. De um momento para o outro Abril está a começar e nos próximos meses, até ao verão, será a altura em que muitas empresas começam a perceber se os seus resultados irão crescer ou não, relativamente ao ano anterior.

 

O clima político em Portugal está mais calmo. E isso é bom para o consumo. As pessoas parecem mais alegres. Temos agora um Presidente da República num estilo mais “Obama”, mais comunicativo, quase num estilo monárquico. O que depois de tantos anos de rigidez institucional aliada à crise, até sabe bem. Pelo menos é essa a sensação destes primeiros dias de Marcelo Rebello de Sousa. Tudo parece indicar que a crise vai ficar para trás de vez e apenas presente nas suas lições que muitos aprenderam à força.

Há, contudo, algumas nuvens no horizonte. A “espanholização” da banca nacional, os ordenados que teimam em não subir e ainda o terrorismo que “só” acontece lá longe. Mas fora isso, parece que estamos numa situação calma e de aparente crescimento. Mas a partir de agora, neste pós-Páscoa como vai ser?

 

Continuo sem perceber se 2016 está a correr bem. Estará? Esperemos que sim. É importante não voltar para trás e continuar a crescer, nem que seja muito lentamente.E isso não acontece só por cá.

nba

 

Penso que o sucesso vai ser feito com detalhes. Com pormenores que podem fazer a diferença. Os retalhistas e as marcas que passaram pela crise estão mais bem preparados. No entanto, acredito que em Portugal se vive numa economia de detalhes – e muito trabalho árduo. A estratégia certa, o contrato acertado, tudo pode influir numa economia a crescer lentamente, mas frágil e sem rede.

Mas não é só aqui. Também no famoso “lá fora” o sucesso, ou neste caso o insucesso, também é feito de detalhes, por sinal que valem muitos milhões, mesmo em países com “rede”. Ou, num exemplo mais positivo, podemos perceber como é nos detalhes que estes grandes armazéns japoneses primam pela diferença, e pelo sucesso. Imaculados!!!

 

Como já começa a ser tradição, gostamos de finalizar estes posts/mails a desejar-vos boa semana de trabalho com uma dica, desta vez sobre três formas de deixar de perder tempo em reuniões pouco produtivas. É também um detalhe, mas que pode fazer a diferença. E para o qual é necessário alguma inteligência emocional, concordam?!

Votos de boa semana num bom regresso ao ritmo de trabalho sem nunca esquecer que trabalham num dos setores mais vanguardista do mundo. Caso para ficarmos assim, não?

“O Retalhista” por

Filipe Gil – Diretor Editorial Distribuição Hoje

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever