Quantcast
Blogue:"O Retalhista"

Lá fora, o mundo fica mais pequeno.

unnamed

Acabado de aterrar de uns dias de visita profissional a Paris, o “Retalhista” ainda está a processar toda a informação que “sugou” daqueles dias na capital francesa, mas quer já partilhar alguma com os seus leitores.

Foram dias de discussão de tendências de retalho e de inovação de produtos de grande consumo entre 28 jornalistas de todo o mundo (da China à Argentina, da Rússia à Austrália e Estados Unidos da América, entre outros) no SIAL World Tour.

 

unnamed (1)

Cada país partilhou informação muito diferente mas deu para perceber que existem tendências que atravessam o globo: cada vez mais produtos frescos, produtos de origem biológica e a produção de produtos locais e saúdaveis – o consumidor pratica mais desporto e está atento ao que come. Quer no hemisfério norte ao sul, todos partilharam informação sobre a importância da produção local e sazonal. É isso que os consumidores, atualmente, procuram. Ah, e também muitos produtos com proteínas – de águas a iogurtes.

 

Particularmente em Paris, uma das grandes tendências são os formatos de retalhistas com produtos bio. O Retalhista teve a sorte de visitar alguns desses espaços.

unnamed

 

Iremos partilhar essa info mais em detalhe na edição de abril da DISTRIBUIÇÃO HOJE, mas podemos já avançar que foi muito interessante visitar a Causses e o Biocoop Dada. Já para não falar na visita ao Bon Marché para visitar a luxuosa Grand Epicerie Paris. De sublinhar que neste espaço, grande e com muita gente, fomos revistados à entrada por seguranças. Sim, de acordo com dados da Nielsen França, cerca de 22% dos franceses têm como principal preocupação no seu dia-a-dia o terrorismo. É um assunto sério e que, infelizmente, faz parte do quotidiano parisiense e para o qual os retalhistas tiveram que tomar medidas em prol da segurança. Será que algum dia irá acontecer o mesmo em Portugal?

O Retalhista ainda teve tempo de visitar uma loja com éclairs reinventados, a L’Eclair de Génie criados pelo chef francês Christophe Adam. Uma abordagem inovadora a um produto da pastelaria francesa. À primeira vista parece antever sucesso apenas no mercado francês. Errado! As lojas de Tóquio e Yokohama estão a grande sucesso e prevêm a abertura de mais espaços no Japão e futuramente em Nova Iorque. De facto, em Paris o mundo fica mais pequeno. Boa semana!

 

O Retalhista é escrito por Filipe Gil, Diretor Editorial da Distribuição Hoje. 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever