Quantcast
desemprego

Taxa de desemprego cai para 16,4%

Confiança do consumidor desce e economia é principal preocupação

A taxa de desemprego caiu para os 16,4% no segundo trimestre do ano, uma quebra superior às previsões. Esta é também a primeira vez em dois anos que a taxa de desemprego diminui.

De acordo com o INE, tipicamente, o segundo trimestre do ano é melhor do que os primeiros três meses, sobretudo devido à aproximação do Verão, uma época do ano mais forte no turismo.

Ainda assim, a taxa continua mais alta do que há um ano, altura em que se encontrava nos 15%. No segundo trimestre existiam em Portugal 886 mil desempregados, um aumento homólogo de 7,1% (59,1 mil pessoas) e uma diminuição de 7% face ao primeiro trimestre, ou seja, 66,2 mil pessoas.

 

Num comunicado enviado pelo gabinete do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, “a taxa de desemprego tem um comportamento ligeiramente mais favorável no segundo trimestre face ao primeiro (nos últimos 16 anos em média a taxa de desemprego caiu 0,3 pontos percentuais no segundo trimestre). A queda deste trimestre, além de ser a primeira em dois anos e a mais elevada dos últimos 15, está completamente fora desse padrão sazonal – menos 1,3 pontos percentuais versus menos 0,3 p.p. A descida foi mais do que quadrupla da média dos últimos 16 anos.”

Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam ainda que, no segundo trimestre, houve um aumento da população ativa de 0,1%, ou 6,2 mil pessoas. A população empregada cresceu, em relação ao trimestre anterior, em 1,6%, ou seja, 72,4 mil pessoas.

 

Também a taxa de desemprego jovem desceu, registando uma queda de cinco pontos percentuais para o nível mais baixo desde o terceiro trimestre de 2012.A taxa de desemprego jovem desceu de 42,1%, no primeiro trimestre, para 37,1%, segundo o INE.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever