A Sonae Sierra obteve um resultado líquido de 94,8 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um crescimento de 59,8 milhões de euros (59%) face ao período homólogo. Numa nota enviada às redações esta quarta-feira (4 de novembro), a empresa revela que o terceiro trimestre deste ano ficou marcado por um aumento nas vendas dos lojistas.
Numa base comparável, as vendas dos lojistas no portefólio europeu da Sonae Sierra aumentaram 2,6%, impulsionadas sobretudo pelo crescimento de 6% em Itália, de 3,9% em Espanha e de 2,8% em Portugal.
Fora do mercado europeu, é o Brasil que se destaca, com uma subida das vendas dos lojistas de 5,1% (em BRL), igualmente numa base comparável com o período homólogo de 2014. A taxa de ocupação global do portefólio de centros comerciais da empresa foi de 95,1%, em linha com o período homólogo.
Segundo Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “os primeiros nove meses de 2015 evidenciam uma acentuada melhoria nos resultados operacionais e a consolidação da nossa performance financeira. A Sonae Sierra comprova assim a sua capacidade de aproveitar a recuperação do mercado europeu e está apta a explorar oportunidades de crescimento do negócio, como demonstra o anúncio que fizemos do primeiro investimento da Sonae Sierra no mercado colombiano, projeto que reflete o nosso desiderato de aumentar a exposição da Empresa a novas promoções e a novos mercados.”
Em comunicado, a Sonae Sierra revela ainda que nos primeiros nove meses de 2015, o resultado direto foi de 42,3 milhões de euros, mais 18% face a igual período do ano passado. “O crescimento dos resultados diretos deve-se sobretudo à melhoria dos resultados operacionais, ao aumento da prestação de serviços, e ao progresso dos resultados financeiros. Este progresso resulta da obtenção de menores taxas de juro e do fim de alguns instrumentos financeiros de cobertura de risco de taxa de juro. A melhoria orgânica foi em parte absorvida pela evolução desfavorável da taxa de câmbio do real Brasileiro, que sofreu uma desvalorização de 11% relativamente ao Euro, em comparação com os primeiros nove meses de 2014”, indica.
Por sua vez, o resultado indireto atingiu os 52,5 milhões de euros, mais 121% do que em 2014 fruto “da compressão das yields na Europa, nomeadamente em Portugal, registadas no primeiro semestre de 2015.”
No que diz respeito ao desenvolvimento de novos projetos, a empresa prosseguiu com a sua estratégia de maior exposição a novas oportunidades de desenvolvimento, de valorização dos ativos e da prestação de serviços a terceiros.
Nesse sentido, a Sonae Sierra anunciou recentemente o primeiro investimento na Colômbia, no valor de 47 milhões de euros, através da aquisição de um terreno em Cucuta, onde será construído um novo centro comercial com 40 000 metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) que deverá abrir em 2017.
Já o ParkLake, na Roménia, conta já com cerca de 90% da sua área comercializada, devendo inaugurar em 2016. Em comunicado, a empresa destaca ainda o desenvolvimento do Centro Comercial Zenata, em Marrocos, um investimento de 100 milhões de euros para mais de 250 lojas em 90 000 metros quadrados de ABL, e do Designer Outlet, em Málaga, Espanha, que representa um investimento de 115 milhões de euros para 30 000 metros quadrados de ABL.