Quantcast
Sustentabilidade

Projeto TransforMAR retira 227 toneladas de plástico e metal das praias e do mar

O LIDL anunciou durante os últimos dias o balanço do seu programa TransforMAR, parceria mantida com o Electrão que já retirou, nos últimos seis anos, 227 toneladas de resíduos de plástico e metal das praias e mar portugueses.

Em 2023, com a colaboração dos portugueses, da Marinha e da Brigada do Mar, a iniciativa recolheu um total de 47,2 toneladas. Além disso, as redes de pesca abandonadas e recolhidas do mar, vão ser transformadas em prol da biodiversidade.

 

Destas 47,2 toneladas, 30, seis toneladas foram recolhidas pela Brigada do Mar através de nove ações de limpeza na costa portuguesa – cinco terrestres e quatro subaquáticas – em zonas identificadas com elevado risco de contaminação; 10,6 toneladas foram recolhidas através dos depósitos do TransforMAR, presentes em 20 praias, de norte a sul do país, e reencaminhadas para tratamento, nos respetivos municípios, para entrarem no circuito da reciclagem; seis toneladas de redes de pesca abandonadas em alto mar, que contribuem para a destruição de habitats, espécies marinhas e ameaçam também a saúde humana, foram recolhidas pela Marinha Portuguesa em 3 operações de recolha.

Numa ótica de economia circular, que é aliás um dos pilares do projeto, parte das redes recolhidas nestas operações serão transformadas em sacos de fibras recicladas, cujo valor de venda continuará a apoiar a atividade da Marinha na preservação do habitat marinho, contribuindo assim para a preservação da biodiversidade, explica-se em comunicado.

 

“Os recursos naturais do nosso planeta são limitados e estão-se a esgotar a um ritmo muitíssimo elevado. A recolha de mais de 227 toneladas das praias portuguesas, da costa e do fundo do mar, no total das seis edições deste projeto, reforça o nosso compromisso de respeitar a biodiversidade, conservar os recursos, promover a circularidade e sensibilizar a população para um estilo de vida mais responsável e sustentável. Deixa-nos muito satisfeitos podermos reunir neste projeto, todos os anos, várias entidades que representam todas as partes da sociedade, que têm o mesmo objetivo e propósito: contribuir para preservar a biodiversidade em Portugal”, explica Ana Burmester, Responsável de CSR do Lidl Portugal.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever