Quantcast
Nutrition Awards

Nutrition Awards : “A indústria alimentar é uma das que mais dinamismo tem demonstrado na resposta à crise”

Nutrition Awards : "A indústria alimentar é uma das que mais dinamismo tem demonstrado na resposta à crise"

Entrevista a José Manuel Costa, presidente da GCI, uma das entidades organizadoras dos Nutrition Awards que este ano apostam na industria agroalimentar.

A 3ª edição dos Nutrition Awards conta com novas categorias. Quais são e qual a razão da mudança?
A Associação Portuguesa dos Nutricionistas e a consultora GCI organizam pelo terceiro ano consecutivo os Nutrition Awards, que têm ajudado a divulgar o que de melhor se  faz no setor agroalimentar, em Portugal. Todos os anos sentimos necessidade de evoluir e encontrar formas de responder às necessidades emergentes. E este ano não foi exceção: os prémios contam com cinco categorias orientadas para mobilizar e valorizar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo setor, agregando ainda as áreas da educação e saúde. Produto Inovação; Serviço Inovação; Investigação & Desenvolvimento; Iniciativa e Mobilização e Prémio Especial Jornalismo são as categorias a concurso. Num ano em que estamos todos mobilizados para a inovação e o empreendedorismo, os Nutrition Awards reforçam a sua génese enquanto plataforma que servirá de motor para a valorização da produção nacional, promoção dos estilos de vida e hábitos alimentares mais saudáveis. Sabemos que há produtos e serviços inovadores, boas práticas de investigação e desenvolvimento, iniciativas de mobilização e conteúdos jornalísticos que merecem ser reconhecidos. Juntamente com os nossos parceiros e patrocinadores queremos contribuir para divulgar, reconhecer e valorizar o que de melhor se faz por cá.

 

 

O que poderá levar as empresas produtoras e as marcas a concorrerem aos Nutrition Awards?
Sem dúvida, a possibilidade de verem reconhecido o seu trabalho. Para além de reconhecerem e premiarem profissionais e empresas do sector agroalimentar e jornalistas, os Nutrition Awards pretendem ainda ajudar a difundir projetos, produtos e serviços inovadores neste sector cada vez mais preponderante para o bem-estar das pessoas. A indústria alimentar é uma das que mais dinamismo tem demonstrado na resposta à crise. Há cada vez mais e melhores produtos, novos conceitos de alimentação portuguesa e uma I&D (Investigação & Desenvolvimento) muito pertinente. Há que ligar a investigação e as universidades às empresas e marcas. Há que valorizar o trabalho desenvolvido pelas empresas, comunidade científica e entidades governamentais, promover parcerias, negócio e gerar emprego. Os interessados em ver os seus produtos e serviços premiados poderão concorrer até dia 31 de julho, por via do site. Importa realçar que a terceira edição dos NA está integrada em duas importantes iniciativas nacionais de âmbito governamental: “Portugal Sou Eu” e a plataforma “Portugal Foods”. Estes projetos constituem duas oportunidades de mobilização dos empresários nacionais, com vista a reforçar a competitividade das empresas do setor agroalimentar.

 

 

De que forma, o fato de serem produtos distinguidos pelos Nutrition Awards fazem a diferença junto do consumidor?
Os Nutrition Awards distinguem os produtos e serviços mais inovadores no setor agroalimentar, conferindo-lhe visibilidade junto do consumidor através da atribuição de um símbolo alusivo ao prémio obtido. Este símbolo traduz, a uma escala nacional, todo o mérito e excelência do trabalho desenvolvido pelos candidatos, seja na categoria de produto, serviço, investigação e desenvolvimento ou mesmo iniciativa de mobilização. Este é o momento de começar a promover e valorizar o muito (e bom) trabalho que se faz todos os dias nas nossas empresas, universidades ou instituições públicas. É esse o nosso objetivo desde a primeira edição: premiar e tirar da sombra todos os que se têm empenhado em fazer crescer este setor. O mérito é de todos os que insistem em ser inovadores e empreendedores.

Quando serão conhecidos os vencedores?
Este ano, a entrega dos prémios revestir-se-á ainda de maior simbolismo. Para tal, contaremos com o apoio incondicional da Fundação Calouste Gulbenkian que abrirá as suas portas no próximo dia 16 de Outubro, ao Dia Mundial da Alimentação. Será um momento único para discutir os temas da nutrição, inovação e empreendedorismo.

 

 

Nota de redacção: de referir que a revista DISTRIBUIÇÃO HOJE é media partner dos Nutrition Awards

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever