Quantcast
 

Mimosa, Google, Compal e Continente são as marcas mais relevantes em Portugal

leite

O estudo “MeaningfulBrands”, desenvolvido pelo Havas Media Group, revela que das marcas analisadas em Portugal apenas 11% são avaliadas como relevantes, ou seja 89% das marcas poderiam desaparecer sem a maioria dos consumidores sentir a sua falta. A Mimosa, a Google, a Compal e Continente são as marcas mais relevantes para os portugueses.

Segundo o mesmo estudo, unicamente 5% das marcas são reconhecidas pelos entrevistados como contribuindo decisivamente para a qualidade de vida. O MeaningfulBrands – a nova métrica de “força da marca” do Havas Media Group – é o primeiro enquadramento analítico e global para relacionar o bem-estar das pessoas com as marcas a um nível empresarial.

Em Portugal foram avaliadas 76 marcas, de 8 setores (automóvel, retalho, energia/combustíveis, alimentação e bebidas, grande consumo, banca, telco & ITC, transportes), com base numa amostra de 7500 entrevistas, representativa da população portuguesa.

 

Rui Almeida, Diretor de Research do Havas Media Group Portugal, afirmou que “a  crise veio elevar e reformular as expectativas dos consumidores e dos cidadãos na sua relação de troca de valor com as marcas. Em 2013, a ligação emocional com as pessoas e os resultados para o indivíduo ganham uma importância acrescida. Contudo, a maioria das marcas com melhores desempenhos adoptam uma estratégia holística, equilibrando os seus diferentes contributos para os indivíduos e a nível coletivo”.

No ranking global a Mimosa assume a primeira posição, seguida pela Google, Compal, Continente e Olá que compõem o top 5 das meaningfulbrands 2013. De seguida, surgem a Worten, Nívea, Nestlé, Samsung, Delta, Nike e Danone. Este ano, uma grande parte das marcas do top 12 são nacionais e verifica-se um aumento de marcas ligadas ao setor da tecnologia.”

 

As marcas cujo índice MBI observou uma maior subida face a 2012, foram a Nike, Worten, Peugeot, Coca-Cola e a Sagres. Por outro lado, a Nike, Worten, Coca-Cola, Mimosa, Continente, Nivea e Google fazem parte do grupo de “marcas florescentes” (que já constavam do top 20 no estudo de 2012 e com maiores crescimentos em 2013). 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever