Quantcast
Retalho

Após investimento de 290 milhões, Mercadona inagura maior entreposto ibérico

D.R.

A Mercadona inaugurou oficialmente esta sexta-feira, dia 27 de junho, o seu novo Bloco Logístico em Almeirim, distrito de Santarém, num investimento de 290 milhões de euros que representa, até à data, o maior realizado pela cadeia de supermercados em Portugal. Agora inaugurado, este é o maior centro logístico da empresa na Península Ibérica.

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que destacou a importância do investimento para a modernização da economia nacional. “São bem-vindos investimentos como este, que criam valor acrescentado para a região e demonstram que Portugal é um bom destino para investir”, afirmou o governante.

 

Também marcaram presença o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, o Embaixador de Espanha em Portugal, Juan Fernández Trigo, e o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, entre outros representantes institucionais e da empresa.

O novo centro logístico ocupa uma área de 120.000 m², integrada num terreno de 440.000 m², e emprega já 630 colaboradores, integrados numa equipa logística nacional que conta agora com 1.000 pessoas. Desde este novo polo, que complementa o centro existente na Póvoa de Varzim, são abastecidas atualmente as 63 lojas Mercadona em território nacional.

 

A construção da infraestrutura envolveu mais de 700 empresas portuguesas e inclui um armazém de frio (49.000 m²), um de secos (50.000 m²), edifício de escritórios, áreas técnicas e uma oficina de manutenção de lojas.

A Mercadona reforça também o seu compromisso com a sustentabilidade. Em Almeirim, foram instalados 8.700 painéis solares, capazes de garantir 25% das necessidades energéticas do complexo (4,5 GWh/ano), e implementado um sistema de reaproveitamento de águas, que permite poupar cerca de 90 mil litros por dia, além da captação e armazenamento de águas pluviais para alimentar a Ribeira do Falhão.

 

Pedro Ribeiro, presidente da autarquia local, realçou o impacto do investimento: “A Mercadona é hoje o maior empregador do concelho e este bloco logístico está a transformar positivamente a cidade e a região.”

Este investimento estratégico reforça o plano de crescimento da Mercadona em Portugal, alicerçado em emprego qualificado, inovação logística e sustentabilidade.

 

Mercadona anuncia data para (a desejada) chegada a Lisboa

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever