Quantcast
Retalho

Marca própria continua a crescer nos principais mercados europeus

Marcas próprias D.R.

Segundo novos dados apurados pela plataforma Circana e acedidos pelo European Supermarket Magazine, a marca própria continuou a crescer em termos de volumes de vendas durante os últimos 12 meses até fevereiro de 2024.

Segundo o explicado, no que toca ao mercado alimentar, entre os seis maiores mercados, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha e Reino Unido, a quota cifrou-se em 64% do volume total transacionado.

 

Analisando 175 categorias de FMCG e 2000 segmentos de produtos, os volumes de marca própria atingiram os dois pontos percentuais a mais que no mesmo período do ano de 2023. Porém, nos volumes totais, em todo o universo FMCG, o volume de vendas caiu 1,2%.

Como se explica este crescimento da MP? Segundo os dados da Circana, devido à intensidade promocional, com 15% mais promoções que no ano passado. Com esta ‘medida’, evitou-se o desacelerar do declínio do volume de vendas à medida que entrávamos no novo ano – na verdade, durante os primeiros três meses de 2024, o volume de vendas cresceu marginalmente, em +0,7%.

 

Para se ter uma ideia, segundo a Circana, cerca de 21% dos produtos FMCG já são vendidos em promoção, sendo que as promoções de marca própria tiveram um aumento 36% nos hipermercados e 25% nos supermercados, ao passo que nas lojas de descontos o volume de artigos vendidos em promoção aumentou 68%.

“À medida que tanto os fabricantes como os retalhistas se apressam em reforçar os volumes através da redução dos preços e do aumento das promoções, o efeito pretendido será provavelmente atenuado pelos elevados preços absolutos, pela baixa inovação, pela resposta competitiva e pela crescente penetração das marcas próprias”, comentou Ananda Roy, vice-presidente senior de Strategic Growth Insights EMEA, da Circana.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever