A cerca de duas semanas do Black Friday, dia que nos EUA dá início à época de compras natalícias com promoções e lojas abertas durante quase 24 horas, a Macy’s apresentou numa das suas lojas de Nova Iorque a sua ‘proposta’ de ‘loja do futuro’.
Numa parceria com a marca de vestuário masculina Perry Ellis e com a agência criativa The Science Project, a cadeia de lojas decidiu melhorar a experiência de compra daqueles que nos próximos tempos passarem pela secção masculina da loja de Herald Square.
A iniciativa, que acaba por ser uma experiência de introdução de tecnologia na compra, colocou espelhos ‘flutuantes’ no meio da loja que produzem conteúdos de forma responsiva, isto é, de acordo com o cliente que estiver à sua frente, utilizando para isso sensores de proximidade e ecrãs LED. Para além disso, a secção conta agora com ‘estações’ de carregamento de smartphone.
Jeremy Bergstein, CEO da agência The Science Project, explicou ao website PSFK que a instalação pretende integrar aquilo que as empresas acreditam poder vir a ser o futuro do retalho e da experiência de compra e os hábitos de consumo do passado.
“Tivemos em conta elementos clássicos que servem para ampliar e melhorar a marca enquanto criam uma experiência de compra única. Usámos tecnologia que cria interação quando é apropriado”, explica.
De acordo com as empresas, o objetivo é mudar a forma como a loja interage com o consumidor sem ter que para isso recorrer a um membro do staff.