Quantcast
Retalho

Lidl é o quinto maior supermercado do Reino Unido

Lidl é o quinto maior supermercado do Reino Unido iStock

O discounter alemão Lidl conquistou o quinto lugar no retalho alimentar do Reino Unido, ao atingir uma quota de 7,7% em vendas, superando os 7,6% da Morrisons, uma das maiores cadeias de supermercados em território britânico.

Os números, apurados pela Worldpanel (antiga Kantar), traduzem uma subida anual de 10,1% nas receitas do Lidl, enquanto a cadeia britânica, apesar de um modesto crescimento de 1,5%, viu a sua quota recuar 7,8% em termos homólogos.

 

Os dados que colocam o Lidl à frente da Morrisons dizem respeito apenas às vendas de alimentos e bebidas, sem contar com combustíveis nem outras áreas específicas das lojas. No entanto, nos dados mensais mais abrangentes da Worldpanel — que incluem todas as compras feitas nas caixas — a Morrisons ainda está ligeiramente à frente: 8,4% de quota de mercado, contra 8,3% do Lidl.

Ainda assim, os analistas antecipam que o Lidl venha a ultrapassar também este indicador no início de 2026.

 

Um porta-voz oficial da Morrisons justificou a perda de terreno com o ritmo de abertura de novas lojas: “os números refletem em parte a abertura de novos supermercados, numa altura em que não temos aumentado a nossa área de venda há algum tempo. Além disso, o inquérito não capta todo o crescimento que estamos a registar nos segmentos de conveniência, retalho e na nossa unidade de produção”.

A expansão de lojas do Lidl no Reino Unido, com a empresa a continuar a abrir unidades em zonas urbanas com elevada densidade populacional tem captado novos clientes atraídos por preços baixos, assim como a inflação nos produtos alimentares do Reino Unido reforçou a procura por marcas próprias e promoções, beneficiando assim os discounters.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever