A JYSK anunciou que alcançou o primeiro marco dos seus objetivos climáticos, ao garantir que 94% dos seus fornecedores, avaliados pelo critério das emissões, assumem o compromisso de definir metas de redução validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi) até ao ano fiscal de 2027/28.
De acordo com o comunicado de imprensa, a JYSK avançou com o envolvimento de todos os fornecedores na definição de metas climáticas validadas pela SBTi, com foco nos bens e serviços adquiridos — a principal fatia das suas emissões — e, até ao final do ano fiscal de 2025, 44% destes fornecedores já tinham submetido compromissos à iniciativa ou contavam com metas aprovadas.
Neste âmbito, a empresa assume o objetivo de que, até ao final do ano fiscal de 2028, 72,5% dos fornecedores, medidos pelas emissões no segmento de bens e serviços adquiridos, tenham metas de redução baseadas na ciência.
“Estamos muito satisfeitos com o progresso alcançado. Tal como a JYSK, os nossos fornecedores estão empenhados em reduzir a sua pegada climática através da definição de metas baseadas na ciência”, afirmou Ditte Revsbæk Hansen, Diretora de Sustentabilidade da JYSK.
Segundo a nota de imprensa, a JYSK acompanha o progresso dos fornecedores e apoia a sua capacitação com partilha de conhecimento, através de workshops, orientação personalizada e ligação a consultores externos, desde as fases iniciais até à submissão e validação final das metas.
Um número reduzido de fornecedores está ainda a avaliar o enquadramento da SBTi antes de assumir um compromisso formal com a JYSK. Para os que optaram por não participar nesta fase, a empresa está a estudar formas de colaboração futura.
Caso todos os fornecedores que já submeteram ou venham a submeter metas à SBTi obtenham aprovação, a JYSK antecipa atingir o seu objetivo de emissões de Escopo 3 até ao final do ano fiscal 2028.

Direitos Reservados
