O El Corte Inglés anunciou que decidiu demitir o diretor-geral do segmento do retalho, José María Folache, três meses depois de ter designado Gastón Botazzini como CEO da empresa.
Foi o próprio Gastón Bottazzini quem informou Folache desta mudança, após o término de um período de transição e numa altura em que se aproxima da idade da reforma.
José María Folache, atualmente com 65 anos, chegou à direção da empresa em março de 2022, após a saída de Víctor del Pozo.
A chegada à direção deu-se quando José María Folache e Santiago Bau Arrechea foram nomeados diretores-gerais. Folache seria responsável pela administração dos negócios no retalho, enquanto Santiago Bau assumiria os negócios corporativos já existentes, bem como os recém-criados. Ambos reportariam à Comissão Executiva Delegada, liderado por Marta Álvarez, José Ramón de Hoces, Javier Rodríguez-Arias e ao restante conselho de administração.
A decisão acontece num momento em que a empresa lançou o seu plano estratégico para 2025-2030, que acompanhou a entrada de Gastón Bottazzini como CEO da empresa em julho deste ano.
Bottazzini, ex-CEO da chilena Falabella, entrou no grupo espanhol em fevereiro como conselheiro da presidente, Marta Álvarez, e da Comissão Executiva Delegada.