Quantcast
comércio

Impossibilidade de experimentar produtos desencoraja compras online

Consumidores menos fiéis nas compras online

Um estudo do Observador Cetelem revela que para a maioria dos europeus, o principal entrave à compra online é a impossibilidade de ver, tocar e experimentar os produtos. 

“O receio de que o produto seja danificado durante o transporte, a inexistência de serviços pós-venda e a demora na entrega são outros dos motivos apontados pelos consumidores europeus”, revela o estudo.

Para além disso, a necessidade de opiniões e conselhos do vendedor é também apontado como um motivo de preferência pelas lojas físicas por cerca de 26% dos consumidores.

 

“Apesar das melhorias nos transportadores, que asseguram cada vez melhor a entrega dos produtos em bom estado”, o receio de que os produtos cheguem ao destino danificados é o principal motivo pelo qual os consumidores não fizeram a sua última compra de equipamento de TV, Hi-Fi e vídeo (21%), produtos domésticos (16%) e produtos de decoração e mobiliário de habitação (14%) na Internet.

No caso dos equipamentos de bricolagem ou jardinagem, o principal travão à compra online é “a inexistência ou dúvida em relação à qualidade do serviço pós-venda” (15%). Para além disso, ainda que os pagamentos estejam mais seguros, muitos europeus (cerca de 13%) continuam a não comprar online por não gostarem de pagar pela Internet. 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever