Quantcast
Tecnologia

‘GLP-1 friendly’: A tendência que está a ganhar tração no setor alimentar

D.R.

Com o surgimento e disseminação acelerada de fármacos que ajudam a suprimir o apetite e, por consequência, perder peso, o setor alimentar tem vindo a preparar-se em termos de produtos para ‘ajudar’ as pessoas que estão a experimentar este tipo de ‘medicamento’, que tem um composto apelidado de GLP-1 (Glucagon-Like Peptide-1)*.

Curioso? Pois bem, saiba que há já algumas marcas internacionais inclusivamente a usar o rótulo GLP-1 Friendly, em alusão ao facto de os alimentos comercializados trazerem, de alguma forma, propriedades que são benéficas para as pessoas nesta dieta e a experimentar estes fármacos, que, tradicionalmente, está têm também associada a perda de massa muscular.

 

Segundo a imprensa internacional, a Danone é a mais recente marca a lançar um produto, no caso uma bebida da marca Oikos, voltada para consumidores dos EUA que usam medicamentos para perda de peso, como o Wegovy, prometendo a multinacional que a bebida à base de laticínios ajuda a resolver a preocupação comum de manter a massa muscular.

Apelidado de Oikos Fusion, a bebida é enriquecida com nutrientes como vitamina D e proteína de soro de leite, que a empresa de origem francesa diz que ajudam a construir e manter músculos.

 

Mas há outros casos. A fabricante americana de alimentos embalados Conagra começou a rotular suas refeições congeladas Healthy Choice como ‘GLP-1’, enquanto a rival Nestlé lançou o Vital Pursuit para atender aqueles que estão nesta fase a fazer este topo de medicação.

Mas os exemplos não se ficam por aqui. É que já no início deste ano, a Danone lançou outro smoothie Oikos com alto teor de proteína para competir com o popular Fairlife, da Coca-Cola. A PepsiCo também está a penetrar no mercado de “proteína líquida”, tentando corresponder à maior procurar por parte dos americanos de refeições ou alimentos com mais proteína.

 

Da tradição à inovação. “Clássicos” portugueses em mudança

 

*Os fármacos com GLP-1 (Glucagon-Like Peptide-1) são medicamentos que reproduzem a ação da hormona GLP-1, produzida no intestino, que estimula a secreção de insulina, reduz a produção de glucagon, atrasa o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade. São utilizados sobretudo no tratamento da diabetes tipo 2 e, em alguns casos, da obesidade, ajudando a controlar a glicemia e a reduzir o peso corporal.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever