Quantcast
alimentos congelados

Exportações portuguesas de congelados crescem 27,5% em 2014

Mercado de alimentos congelados cresce 4% em 2011

As exportações nacionais de alimentos congelados cresceram 27,5 % em 2014, tendo atingido um valor de 440 milhões de euros. De acordo com o estudo Setores Portugal “Alimentos congelados” publicado pela Informa D&B, o volume de negócio no sector de alimentos congelados tem mantido nos últimos anos uma tendência de crescimento, favorecida pelo bom comportamento das vendas ao exterior.

“O aumento continuado das exportações nos últimos exercícios permitiu uma redução significativa do deficit comercial, que passou de 635 milhões de euros em 2007 para 383 milhões em 2014. Importa assinalar que neste último ano as importações também cresceram significativamente, até alcançar o valor de 823 milhões de euros, mais 9,2% do que em 2013”, revela o estudo.

 

Cerca de 70% das vendas de alimentos congelados para o exterior em 2014 foram encaminhadas para a União Europeia, destacando-se Espanha como o primeiro mercado, com uma participação sobre o valor total de 43%. Espanha também é, com diferença sobre o resto, a principal origem das importações, reunindo perto de 46% do total.

Já no que diz respeito à estrutura empresarial do sector, predominam os operadores de pequena dimensão. Apenas 25 empresas têm mais de 50 colaboradores e unicamente duas empregam mais de 250 pessoas. Os distritos de Braga, Lisboa, Porto e Viseu são os que concentram uma maior atividade produtiva, acolhendo as sedes de metade dos 40 operadores de maior dimensão.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever