Meios de Pagamento

Empresas de pagamentos móveis juntam-se para promover a colaboração e os pagamentos internacionais

Sete serviços de pagamentos móveis europeus, a operar em nove países, juntaram-se para criar uma associação (EMPSA) que visa contribuir para a interoperabilidade entre serviços em diversas geografias.

A portuguesa SIBS, com o serviço MB Way, é um dos membros fundadores da EMPSA (European Mobile Payment Systems Association),avança em comunicado. A integração neste organismo contribui para a abertura do caminho para a interoperabilidade e uso internacional do MB Way, acrescenta a SIBS na mesma nota de imprensa.

A associação é ainda composta pela Bancontact Payconiq Company, da Bélgica, pela Swish, da Suécia, pela Twint, da Suíça, pela Vipps, da Noruega, pela MobilePay, da Finlândia e Dinamarca e pela Bluecode, da Alemanha e Áustria.

A colaboração entre sistemas abre o caminho para a interoperabilidade do MB Way com outros sistemas de pagamento móveis, o que irá permitir a utilização do sistema num contexto internacional. É igualmente uma forma de a SIBS alargar o âmbito de utilização do serviço, bem como as restantes organizações integrantes da associação.

Tiago Bianchi de Aguiar, diretor de Estratégia da SIBS e que representa a empresa na associação, refere que “para a SIBS, fazer parte desta associação, é em simultâneo um reconhecimento internacional do trabalho realizado, mas também do seu foco no futuro e na capacidade de contribuir decisivamente para experiências de pagamento diferenciadoras a nível internacional.”

EMPSA conta com 25 milhões de utilizadores
Os membros da EMPSA agregam 25 milhões de utilizadores no total, de mais de 350 bancos, e mais de um milhão de comerciantes aceitantes em nove mercados europeus. Nos próximos meses deverão juntar-se à associação mais países e sistemas de pagamentos móveis.

Para reforçar a importância da interoperabilidade, a EMPSA criou um grupo de trabalho, que a SIBS integra, para estabelecer a comunicação e o funcionamento conjunto dos vários sistemas.

Notícia publicada em parceria com o portal SmartPayments. News