Quantcast
Retalho

Coviran bate recorde de vendas em 2023 e atinge os 1,8 mil milhões de euros

Coviran lança projeto estratégico de expansão e modernização da sua rede de lojas Direitos Reservados

A Coviran registou um valor de vendas brutas de 1.843,7 milhões de euros em Portugal e Espanha, o que representou um aumento de 3,2% face ao ano anterior.

De acordo com o comunicado de imprensa, 1.626,4 milhões de euros são provenientes de Espanha e 217,3 milhões de Portugal.

 

A Coviran terminou o ano com um ativo de 219 milhões de euros, um resultado antes dos impostos de 3,24 milhões de euros e um resultado líquido de 2,03 milhões, mais um milhão do que em 2022. Já o volume de negócios líquido cresceu 1,64% em relação ao ano anterior, e o EBITDA atingiu 11,05 milhões de euros, um aumento de 8,64%.

Segundo a comunicação da retalhista, no ano passado, aumentaram o investimento para os 5,45 milhões de euros, tendo consolidado projetos tecnológicos, instalado energias renováveis e modernizado pontos de venda. Além disso, o fluxo de caixa social da Coviran aumentou 2% para 838 milhões de euros.

 

“Estes resultados económicos, os mais importantes a nível quantitativo da história, foram alcançados gerindo, também, o encerramento de alguns pontos de venda ineficientes – principalmente devido à falta de substituição geracional -, o que resultou não só no referido aumento das vendas, mas também na melhoria da rentabilidade e eficiência das 2.530 lojas que atualmente constituem a rede Coviran em Espanha e Portugal”, lê-se na nota de imprensa.

A retalhista também explica que optou por uma maior integração dos seus Sócios como “principal motor de negócio” e por um modelo de loja “competitivo e sustentável”, otimizando a eficiência operacional e a cadeia de abastecimento.

 

A nota de imprensa avança ainda que a maior parte dos postos de trabalho está concentrada nos supermercados e centros de trabalho da Cooperativa em Espanha, onde trabalham 13.229 pessoas. Em Portugal, a força de trabalho cresceu 2,2% em relação a 2022, atingindo os 1.847 trabalhadores.

Ao longo do ano passado, a Coviran destaca a abertura de 93 novos supermercados, 87 em Espanha e 6 em Portugal – criando 322 novos postos de trabalho. A maioria dos seus supermercados localiza-se em Espanha, com 2.285 lojas, enquanto Portugal “mantém uma forte presença” com 250 lojas em todos os distritos.

 

Além disso, a marca também refere que, em 2023, procedeu a mudanças estratégicas na cadeia logística “para melhorar a eficiência operacional, aumentar a capacidade de resposta dos Sócios e dos clientes e reduzir custos”. Destacando que uma grande parte do esforço de investimento se centrou na modernização das suas instalações.

Em comunicado, a retalhista frisa que adicionou novos artigos ao seu sortido de marca própria em Espanha, compreendendo 1.363 produtos, mais 36 do que em 2022 e que, em Portugal, atingiu os 1.144 artigos, 122 dos quais exclusivos para o mercado português, tendo sido adicionados mais 51 produtos.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever