De acordo com João Abecasis, presidente da APCV, em 2014 deu-se, “pela primeira vez em muitos anos” um crescimento das vendas de cerveja no canal HoReCa, tendo ganho peso, em cerca de 1,3%, em relação ao canal alimentar. Abecasis, contudo, referiu que por esse aumento não devem ser tiradas conclusões precipitadas sobre o aumento do consumo privado em Portugal, mas referiu que existirem indícios de um ligeiro aumento”.
Resiliência e descriminação fase ao setor do vinho
Durante a conferência de imprensa, o presidente da APCV anunciou que a Associação irá fazer uma queixa junto da Comissão Europeia tendo em conta “o tratamento fiscal extremamente penalizador” que o setor da cerveja tem em relação ao setor do vinho.
Abecasis referiu que “o setor cervejeiro não tem nada contra o setor do vinho mas não compreende o porquê desse tratamento discriminatório. Reconhecemos a importância e contributo de ambos os setores para o desenvolvimento da economia portuguesa (…), ao contrário do vinho, os apoios públicos ao setor cervejeiro são residuais e no entanto possui um tratamento fiscal extremamente penalizador quer em sede de IE quer de IVA, quando comparado com o vinho”.
Outra das novidades indicadas no setor é o estreitar de relações entre a APCV e os micro-cervejeiros que estão a surgir em Portugal. “É algo que vamos trabalhar em 2015, constatamos que há mais de 20 micro cervejeiros, sentimo-nos mais acompanhados na paixão pela cerveja, o que são boas notícias”, indicou Abecasis.
Encontro do setor cervejeiro em Portugal
De sublinhar ainda que Portugal irá receber nos dias 24 e 28 de maio o 35º encontro europeu do setor cervejeiro (European Brewery Convention), que se realizará no Porto.