No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, a Auchan Retail Portugal lançou a “Semana da Alimentação”, uma iniciativa que inclui a apresentação oficial da Rede de Mercearias Sociais, um projeto social que apoia famílias em situação de vulnerabilidade e combate o desperdício alimentar, que agora conta com o apoio da Fundação Auchan.
De acordo com o comunicado de imprensa, o lançamento oficial do projeto realiza-se a 16 de outubro, às 9h30, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL). Desenvolvido em parceria com o Centro Padre Alves Correia (CEPAC) e financiado pela Fundação Auchan, o projeto nasce após um piloto bem-sucedido em 2025 e tem como objetivo unificar e promover o conceito de Mercearia Social em todo o país.
A nota de imprensa também avança que as Mercearias Sociais, já implementadas em várias IPSS do país, seguem um modelo inovador em que as famílias em situação de vulnerabilidade utilizam um sistema de pontos para selecionar bens alimentares e de higiene essenciais. Este formato garante maior autonomia na escolha, promove a literacia financeira através de ações de formação e contribui para a redução do desperdício alimentar, uma das prioridades da Auchan.
Os produtos das Mercearias Sociais provêm de várias fontes: donativos em género ou monetários de empresas privadas, como a Auchan, recolhas solidárias organizadas pelas próprias IPSS e contribuições do Banco Alimentar.
“O nosso compromisso com as comunidades vai além da oferta de produtos de qualidade a preços acessíveis”, afirmou Rita Cruz, Diretora de Sustentabilidade e Bem-Estar da Auchan Retail Portugal. E continua: “com a Rede de Mercearias Sociais, estamos a dar um passo fundamental para apoiar de forma mais humana e digna quem mais precisa, promovendo a autonomia e o direito a uma alimentação saudável”.
Paralelamente ao lançamento da rede, a Semana da Alimentação inclui um amplo programa de voluntariado em todas as lojas Auchan do país. Cerca de 200 colaboradores irão participar na requalificação de hortas e na plantação de ervas aromáticas em 20 parceiros sociais, entre IPSS e escolas. Com o apoio das nutricionistas da marca, estas ações promovem a produção local, o uso de ervas aromáticas e a educação alimentar.

iStock
