Quantcast
Sustentabilidade

Auchan Retail Portugal reduz desperdício alimentar em 19%

Compras da Auchan a produtores locais somam 70 milhões em seis anos D.R.

A Auchan Retail Portugal anunciou uma redução de 19% no desperdício alimentar em 2024, valorizando 92% dos resíduos produzidos. Os resultados foram divulgados no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar e enquadram-se na estratégia da insígnia de “alimentar uma vida melhor e preservar o planeta”.

O trabalho dos cerca de 12.000 colaboradores tem sido central para alcançar estes objetivos, que combinam eficiência operacional com apoio às comunidades. Até 31 de agosto de 2025, a retalhista doou alimentos no valor de 2,9 milhões de euros a 162 instituições. Em 2024, o montante atingiu 4,3 milhões de euros, envolvendo 169 instituições — um crescimento de 3,3 milhões de euros e mais 46 entidades apoiadas desde 2022.

Segundo Rita Cruz, diretora de Sustentabilidade da Auchan Retail Portugal, “este caminho exige rigor na gestão operacional e sensibilização contínua de equipas e clientes. O projeto Militantes do Desperdício Zero materializa esse compromisso, permitindo minimizar perdas e garantir que mais alimentos chegam a quem precisa.”

A aposta na economia circular é outro pilar da estratégia da Auchan. Em 2024, foram salvas 488 toneladas de alimentos através de iniciativas de reaproveitamento, incluindo a produção de cerveja a partir de pão e kombucha feita de casca de laranja. A parceria com a Too Good To Go foi também determinante, permitindo resgatar 367.900 refeições desde 2022, das quais 109 toneladas de alimentos só em 2024.

Com estas iniciativas, a Auchan Retail Portugal reforça o posicionamento como retalhista comprometida com a redução do desperdício e a promoção de um consumo mais responsável e sustentável.

Anúncios que reagem ao estado do tempo. Eis a inovadora iniciativa da Alcampo

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever