‘Saber a diferença faz a diferença’ é o mote da campanha promovida pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que pretende ajudar os consumidores a interpretarem corretamente as indicações dos prazos de validade dos produtos alimentares.
A campanha, que conta com o apoio institucional da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e o apoio do Movimento Unidos Contra o Desperdício – o qual a APED integra enquanto membro fundador – emprega um tom informativo e pedagógico, ao mesmo tempo, que explica como distinguir os diferentes prazos de validade, rentabilizando o consumo dos alimentos e evitando o seu desperdício.
De acordo com o comunicado de imprensa, é no site e nas redes sociais que a APED esclarece as diferenças entre as indicações ‘consumir até’, ‘consumir de preferência antes de’ e ‘consumir de preferência antes do fim de’, reunindo também um conjunto de dicas e recomendações de conservação e consumo.
A comunicação salienta ainda que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de um terço dos alimentos produzidos a nível mundial são perdidos ou desperdiçados em alguma fase da cadeia de abastecimento.
No mesmo sentido, estudos europeus mostram ainda que o consumidor doméstico é responsável por 42% do desperdício alimentar global, “sendo o desconhecimento do significado das datas de validade um dos principais fatores que contribuem para esta estatística”, conclui a APED em nota de imprensa.