A Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares (ADIPA) felicitou o Governo pela decisão de incluir na sua estrutura uma Secretaria de Estado com tutela sobre o Comércio.
Segundo o comunicado de imprensa, esta era uma medida há muito defendida pela associação, que a considera fundamental para garantir uma atenção política e estratégica reforçada a um setor que representa uma componente vital da economia nacional.
Para a ADIPA, a criação desta Secretaria de Estado constitui “é um sinal positivo e promissor para os milhares de empresas e trabalhadores que, diariamente, asseguram o funcionamento do comércio alimentar e de proximidade em todo o país”.
A nota de imprensa enfatiza ainda que esta decisão vem sublinhar a relevância de políticas públicas específicas para o setor, orientadas para a sua modernização, sustentabilidade e reforço da competitividade.
“Saudamos esta medida com satisfação. É uma resposta clara a uma das nossas principais reivindicações e um reconhecimento do peso económico e social do setor do comércio. Agora, é tempo de olhar em frente e enfrentar os desafios estruturais: desde a valorização do comércio independente e da distribuição alimentar nacional até à transição digital, à renovação geracional e à simplificação administrativa que as empresas tanto precisam”, referiu Luís Brás, Secretário-Geral da ADIPA.
Em comunicado, a ADIPA manifestou “total disponibilidade” para colaborar com o novo Governo na definição de soluções que valorizem o papel do comércio na promoção da coesão territorial, no dinamismo das economias locais e na garantia da segurança do abastecimento alimentar em todo o país.