Quantcast
Sustentabilidade

Tetra Pak aposta em embalagens com polímeros reciclados certificados

Tetra Pak polímeros

A Tetra Pak, empresa de soluções de processamento e embalagem alimentar, anunciou que introduziu polímeros reciclados certificados nas embalagens. A certificação recebida é a de produtos avançados da Mesa Redonda sobre Biomateriais Sustentáveis (RSB). As embalagens de cartão da Tetra Pak com estes polímeros já se encontram disponíveis para os fabricantes de alimentos e bebidas.

Em comunicado, a empresa revela que é “um passo importante da Tetra Pak no sentido da circularidade”.

Colaboração com a INEOS e a RSB

Alejandro Cabal, vice-presidente de Soluções de Embalagens e Operações Comerciais da Tetra Pak, afirma que “como signatários do compromisso global de Ellen MacArthur – New Plastics Economy, comprometemo-nos a incorporar um valor mínimo de 10% de conteúdo de plástico reciclado, em média, nas embalagens de cartão vendidas na Europa, até 2025, sujeito à disponibilidade técnica e económica de plásticos reciclados aptos para uso alimentar”.

Face à disponibilidade limitada de polímeros reciclados e certificados aptos para o setor alimentar, a empresa iniciou uma colaboração com a INEOS, fornecedor deste primeiro lote de polietileno. Já a RSB é a responsável por certificar que os polímeros utilizados foram produzidos de forma sustentável.

“Sermos os primeiros do nosso setor a receber a certificação de produtos avançados RSB representa mais um marco na nossa viagem rumo à produção das embalagens de cartão para alimentos mais sustentáveis do mundo, embalagens compostas, na totalidade, por materiais renováveis ou reciclados, adequadas e seguras”, afirma Alejandro Cabal.

Cabal conclui que “há um longo caminho a percorrer até que os polímeros reciclados e de origem vegetal possam ser convertidos na principal matéria-prima das embalagens”.

Seguindo o método de atribuição da cadeia de custódia da RSB, os plásticos são feitos de uma mistura de materiais reciclados e não reciclados, com a massa correspondente de materiais reciclados a ser rastreada em toda a cadeia de fornecimento da Tetra Pak.