Quantcast
Sustentabilidade

Tetra Pak anuncia solução integrada para reduzir uso de água e emissões de CO2

A Tetra Pak apresentou o seu novo portefólio de soluções de tratamento térmico (UHT 2.0) e o novo tipo de embalagem Tetra Pak  E3/Speed Hyper.

A Tetra Pak, empresa de processamento de alimentos e embalagens, apresentou o seu novo portefólio de soluções de tratamento térmico (UHT 2.0) e o novo tipo de embalagem Tetra Pak  E3/Speed Hyper. Em comunicado, a empresa revela que estas soluções “dão resposta às necessidades urgentes do setor do leite em matéria de sustentabilidade”.

A empresa informa que a implementação conjunta das soluções UHT 2.0 e do equipamento E3/Speed Hyper “permite reduzir o consumo de água e vapor durante o processamento e embalamento de alimentos, e, em simultâneo, produzir uma quantidade inferior de águas residuais, o que contribui para a redução dos custos associados à eliminação posterior das mesmas”. A Tetra Pak E3 / Speed Hyper é uma máquina de enchimento assética de embalagens de cartão com capacidade para produzir até 40 000 unidades por hora.

Já quanto à instalação de uma estação de filtragem de água, como complemento da unidade E3/Speed Hyper, a Tetra Pak afirma que “ajuda os produtores a recuperar até 5500 litros de água por hora de funcionamento da máquina de enchimento (até 95%), e contribui, ao mesmo tempo, para a redução do consumo de água”.

A combinação da solução UHT 2.0 com a tecnologia OneStep e o Tetra Pak E3 / Speed Hyper resulta nas seguintes pontuações nos índices de referência do setor em matéria de sustentabilidade:

  • Índice de gases com efeito de estufa (GEE) – 0,8
  • Pontuação no índice de água – 0,3
  • Perda de produtos – 0,71.

“Em comparação com uma solução convencional para a linha1, esta solução ótima integrada reduz as emissões de GEE em 20%, o uso de água em 70% e as perdas de produto em 30%”, afirma a empresa.

Comentários dos responsáveis da Tetra Pak

O vice-presidente de Soluções de Embalagem da Tetra Pak, Alejandro Cabral, declara: “Uma parte significativa das emissões que geramos são originadas nas operações nas fábricas dos nossos clientes, pelo que a inovação e a cooperação são fundamentais neste caminho no sentido da descarbonização”.

Por sua vez, o vice-presidente de Alimentos Líquidos da Tetra Pak, Frederik Wellendorph, explica: “Por meio deste enfoque holístico da sustentabilidade, o nosso objetivo é ajudar os nossos clientes através dos nossos equipamentos e das nossas embalagens com baixas emissões de carbono, graças à redução dos custos operacionais que estes implicam”.

1 – Esta comparação baseia-se numa linha de processamento de leite UHT de aquecimento indireto convencional, com uma linha de embalamento que não utiliza a tecnologia eBeam.